Para quaisquer outras dúvidas ou informações, entre em contato por qualquer um dos nossos canais de comunicação.

PERGUNTAS FREQUENTES



Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

Os módulos fotovoltaicos coletam a radiação solar e convertem em energia elétrica, que é enviada para o inversor e em seguida para o seu quadro de luz. Para mais detalhes, ver infográfico no site.

Como eu faço para instalar o meu sistema de energia solar fotovoltaica?

É preciso contratar uma empresa especializada, que fara o projeto, homologação na concessionária e a instalação do sistema. Para conhecer o passo a passo, ver a solução completa que fornecemos.

O sistema de energia solar fotovoltaica faz barulho?

Não, a geração de energia solar fotovoltaica não gera ruídos.

Como o sistema de energia solar funciona a noite?  E gera energia em dias nublados?

O sistema só funciona enquanto houver radiação solar, portanto não haverá produção durante a noite. Em dias nublados ou chuvosos, haverá uma redução, mas continuará produzindo. Porém não se preocupe, nos períodos de pouca ou nenhuma produção, você fará uso dos créditos gerados.

Eu consigo zerar minha conta?

Apesar de ser possível grandes reduções, no sistema conectado à rede não é possível zerar a conta, pois a concessionária cobra um valor de disponibilidade que não pode ser abatido com créditos. Em alguns casos a redução pode chegar até 95% do valor da conta, mas em qualquer situação podemos chegar a um valor significativo e tornar o sistema viável. Há também sistemas menores que geram uma economia significativa mesmo sem abater completamente a conta de energia.


Posso vender o excedente de energia produzido?

Em outros países do mundo é possível. Porém, no Brasil, o excedente produzido gera créditos, com validade de 60 meses, que serão usados para abater o valor da energia consumida quando você utilizar mais do que seu sistema produzir, como no período da noite. A tendência é que sejam adotadas mais ações e políticas de incentivo, como em outros países, para tornar os sistemas fotovoltaicos ainda mais viáveis e aumentar a matriz energética renovável no Brasil.

Meu sistema continua gerando energia quando acaba a luz?

Quando há falha na rede elétrica, o sistema para de funcionar, para garantir a segurança dos funcionários da manutenção.

Quantos anos dura um sistema? O que acontece após isso?

Um sistema é projetado para durar mais de 25 anos, mas este é o período de garantia dos módulos que devem funcionar com, no mínimo, 80% de sua eficiência. Após esse período não irá parar de funcionar, mas pode ter uma redução na eficiência.

Qual a manutenção necessária? Qual o custo? Quem faz?

O sistema praticamente não exige manutenção, pois a água da chuva junto com a inclinação dos módulos já faz a limpeza. É recomendada uma verificação física e limpeza com água e um pano macio a cada ano. Caso seja notada muita sujeira e perda de eficiência, pode ser feita uma limpeza com maior frequência.

E se chover granizo?

Os testes da IEC 61215 são rigorosos e testam a resistência dos módulos à chuva de granizo, sendo extremamente raros danos neste sentido.

Qual o tempo de retorno do investimento?

O tempo de retorno, em média, leva de 5 a 7 anos, mas varia dependo do local (residência, indústria, comércio) e do perfil de consumo.
Solicite um orçamento e faremos a análise do tempo de retorno para o seu caso.

Quanto tempo leva a instalação?

A instalação do sistema fotovoltaico normalmente leva entre um e dois dias para instalações em residências e cerca de uma semana para instalações em empresas. Porém, o processo como um todo é um pouco mais demorado, devido a aprovação e homologação do projeto na concessionária e a troca do medidor de energia, mas estas etapas não exigem presença de pessoas no local da instalação.

Posso instalar em qualquer casa? E no meu prédio ou condomínio?

É possível instalar em qualquer lugar, mas é necessário um estudo de sombreamento e espaço para ver se é viável financeiramente. A partir de 2015, já é possível que moradores de condomínios instalem em conjunto e dividam os créditos gerados. Caso tenha alguma dúvida,
entre em contato e estaremos a disposição para ajudar.

Como é feita a conexão com a rede elétrica?

A conexão é feita através da troca do relógio medidor comum por um bidirecional, instalado pela concessionária. Ele fará a medição do quanto foi consumido e quanto foi enviado para a rede, estas informações estarão disponíveis na sua conta de energia.

Como eu monitoro a produção de energia do meu sistema?

A sua produção será medida pelo inversor e poderá ser monitorada em tempo real pela internet.

Quais dados são necessários para dimensionar um sistema?

Para uma análise preliminar, basta a conta de energia, pois nela já vem o endereço e histórico de consumo. Em casos particulares, é necessária uma visita ao local para sanar algumas dúvidas de sombreamento e local de instalação.

Posso financiar meu sistema de energia solar?

Sim, é possível. Existem várias linhas de financiamento disponíveis, tanto para empresas como pessoas físicas. Veja em nosso site alguns dos financiamentos disponíveis com links para mais informações. Em caso de dúvidas,
entre em contato.

Qual a diferença entre aquecimento solar e os módulos fotovoltaicos?

Os módulos fotovoltaicos geram eletricidade que alimenta o seu quadro de energia através da luz do sol. Os módulos de aquecimento solar são um sistema diferente, que tem como função usar o calor solar para aquecer a água.

O sistema atende residências 110 e 220 volts?

Sim, há sistemas adequados para qualquer tensão fornecida pela sua concessionária.

Posso utilizar a energia em um local distante do gerador?

Atualmente, é possível gerar energia extra e utilizar os créditos para várias unidades consumidoras. Porém, é necessário que elas estejam na área de atuação da mesma concessionária de energia.

Posso utilizar a energia fotovoltaica em qualquer região do país?


Sim, qualquer região do Brasil é propícia para a geração de energia fotovoltaica. Comparado com outras partes do mundo, todas as regiões do Brasil tem boa irradiância solar.