SUSTENTABILIDADE

 


Hoje os ecossistemas naturais não suportam mais o ritmo e a forma de consumo dos recursos naturais pela população humana e emitem sinais claros disso. Sendo assim, o conceito de sustentabilidade evoluiu e tem como princípio que os aspectos econômicos, sociais e ambientais são interdependentes e integrados, onde o uso dos recursos naturais, não pode comprometer as necessidades das gerações futuras.























Atualmente passamos por um grande desafio com o aumento da demanda energética. Em países desenvolvidos o consumo de energia de uma residência é cerca de 10 vezes superior aos países em desenvolvimento além do consumo industrial ser muito maior, logo, a demanda por energia elétrica tende a crescer muito no Brasil. Somando-se a isso, a geração de energia por hidrelétricas, a principal fonte no Brasil, está saturando pela baixa disponibilidade de rios próprios para este fim e o alto impacto para sua implementação. Em consequência disso, houve um aumento no número de termelétricas no país, as quais geram a energia mais cara e poluente, quando proveniente de combustíveis fósseis.


Portanto, é de extrema importância que o aumento da geração de energia por fontes renováveis, como a solar, assim diminuindo o impacto das grandes construções de usinas hidrelétricas, a poluição proveniente das fontes sujas e caras, como os combustíveis fósseis, e suprindo a crescente demanda de energia no Brasil. Além disso, a instalação de sistemas de energia renovável possibilita a geração distribuída, onde qualquer pessoa pode produzir sua própria energia, diminuindo custos com a implantação e manutenção de linhas de transmissão e grandes usinas, tornando o sistema ainda mais sustentável.


Com isso, o papel da Domus é disseminar e oferecer serviços para a geração de energia solar fotovoltaica, limpa e renovável, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e atendendo as necessidades por energia da população.

















​Saiba mais sobre nossas soluções e a energia solar fotovoltaica:





Outro setor em que vimos a necessidade de um novo conceito e mentalidade em favor do desenvolvimento sustentável é o da construção civil. Esta indústria é um dos setores que mais causa impacto econômico, social e ambiental, junto a isso, observamos que é responsável pelo planejamento e execução de rodovias, redes de energia elétrica, sistemas de abastecimento de água e saneamento, moradias, ou seja, responsável por toda a infraestrutura e influenciando no formato e eficiência das cidades e dos sistemas produtivos.


​Logo, também consideramos necessário tomar medidas para ajudar na transformação deste setor, ainda conservador, que carece de soluções, tecnologia e incentivos para que as construções se tornem mais sustentáveis e assim contribuir com o desenvolvimento juntamente com a preocupação socioambiental.


Na Domus oferecemos o serviço de construção e realizamos incorporações de empreendimentos sustentáveis, empregando este conceito e adotando um processo integrado para gerar melhores resultados econômicos, sociais, ambientais e de desempenho da edificação.

















​​​Saiba mais sobre nossas soluções e construções sustentáveis:




Assim, buscamos a via da sustentabilidade através de uma atuação pautada pela viabilidade econômica e bom relacionamento com nossos clientes, parceiros e comunidades locais, gerando bem estar e desenvolvimento social, além do comprometimento com questões ambientais, como a conservação e gestão racional dos recursos e resíduos.

Considerando estes fatores a Domus tem o intuito de ser um agente transformador do setor e promover a sustentabilidade na construção civil, tornando-a acessível aos nossos clientes.



Saiba mais sobre nossas áreas de atuação e solicite um orçamento.